• Português
    • English
  • FCA/UNICAMP - 02 a 06 de Setembro de 2019

    PO e Inteligência Computacional

    Ana Camanho

    Professora Associada com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela FEUP (1995). Doutorada em Industrial and Business Studies pela Warwick Business School, Reino Unido (1999). Agregada em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto (2016). A área de investigação principal é a Investigação Operacional, com ênfase no desenvolvimento de modelos de avaliação de eficiência e evolução da produtividade com recurso à Técnica de Data Envelopment Analysis. É diretora do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP e Membro do Conselho Pedagógico da FEUP. Foi vice presidente da Associação Portuguesa de Investigação Operacional e vice diretora do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP. É autora de mais de 60 artigos em revistas internacionais (ISI) com revisão, na área das ciências da gestão. Tem estado envolvida em projetos de investigação nas seguintes áreas: banca, pescas, educação, saúde, transportes, retalho, indústria de construção, indústria da mineração, Responsabilidade Social Corporativa, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável de países e cidade.

    Tendências em PO

    Data Envelopment Analysis: a evolução do estado da arte na metodologia e nas aplicações

    Esta palestra será dedicada ao tema da avaliação de eficiência e produtividade recorrendo a métodos de fronteira, com particular ênfase na técnica de Data Envelopment Analysis. Este tema tem grande relevância para a gestão das organizações bem como para o desenho de políticas públicas para promoção de desenvolvimento sustentável a nível urbano, setorial ou nacional.

    A palestra está estruturada em três partes complementares. Na primeira parte é apresentada a motivação para o desenvolvimento e utilização de métodos de avaliação de desempenho.

    Na segunda parte é feita uma breve apresentação das origens dos modelos de avaliação do desempenho baseados em métodos de fronteira. Os modelos de Data Envelopment Analysis (DEA) serão enquadrados na literatura desta área, sendo feita uma apresentação dos principais desenvolvimentos desde a publicação seminal de Charnes et al (1978) até à atualidade. Após abordar a evolução da metodologia de DEA nas últimas quatro décadas, será feita uma descrição mais detalhada de alguns dos principais marcos na história de DEA. Serão também referidos os tópicos que têm merecido maior atenção na atualidade. Em seguida serão apresentadas as áreas de aplicação em que DEA tem assumido maior preponderância. Serão dados alguns exemplos de aplicações reais de DEA enquadradas em projetos da Universidade do Porto, incluindo avaliações dentro de organizações, bem como avaliações de desempenho setoriais em alguns setores chave no desenvolvimento das nações (educação, saúde, pescas e construção civil).

    A palestra terminará com a apresentação de algumas conclusões, incluindo considerações relativas ao papel das técnicas de avaliação de desempenho nas sociedades atuais, bem como às áreas mais promissoras em relação a desenvolvimentos futuros.