• Português
    • English
  • UNICAMP/FCA - 02 a 06 de Setembro de 2019

    PO e Inteligência Computacional

    Palestra de Abertura

    Palestra Plenária de Abertura do LI SBPO: “Pesquisa Operacional na Inteligência Computacional“, a ser proferida pelo Prof. Dr. André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP – São Carlos).

    André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho

    Professor Títular do Departamento de Ciências de Computação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus São Carlos e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq. Possui Bacharelado (1987) e Mestrado em Ciência da Computação (1990) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Electronic Engineering pela University of Kent (1994). Seus principais interesses de pesquisa são Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados e Ciência de Dados, com aplicações em várias áreas. Publicou vários artigos nessas áreas, alguns deles premiados em conferências organizadas por ACM, IEEE and SBC. Escreveu vários livros, entre eles Inteligência Artificial: Uma abordagem de Aprendizado de Máquina, publicado pelo GrupoGen em 2011 e prêmio Jabuti 2012, e A General Introduction to Data Analytics, publicado pela Wiley, em 2018. Foi Professor Associado na University of Guelph, Canada. Foi ainda Professor Visitante na University of Kent e Pesquisador Visitante na University of Kent e no Alan Turing Institute, UK. Avalia projetos para agências de fomento a pesquisa nacionais, CAPES, CNPq, FAPESP, FACEPE, FAPEMIG e Fundação Serrapilheira, e internacionais, NSERC (Canada), The Leverhulme Trust (Reino Unido), EPSRC Reino Unido), GACR (República Checa), CONICYT (Chile) e MIUR (Itália). É vice-diretor do ICMC-USP e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria da USP. É membro do Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação (CA-CC), de 2018 a 2021, da Rede Ciência para Educação (CpE), do Comitê Diretivo para América Latina e Caribe da International Network for Government Science Advice (INGSA), do Conselho Técnico Científico da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (EMAp-FGV), do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, e do Data Science and Engineering Consortium. É parceiro do Membro do Strategy and Partnerships Board of the UKRI Centre for Doctoral Training in Accountable, Responsible and Transparent AI (ART-AI), at University of Bath, UK. Uma vez por mês escreve sobre Inteligência Artificial no Blog Ciência & Matemática, IMPA e OGlobo. (Fonte: Currículo Lattes)

    Palestra Plenária de Abertura do LI SBPO

    Pesquisa Operacional na Inteligência Computacional

    As áreas de Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional apresentam sub-áreas distintas, uma frequentemente associada a otimização e a outra a aprendizado, mas com várias oportunidades de sinergia, muito em função do que têm em comum. As duas dão suporte a ferramentas de apoio a decisão. Em comum, ambas investigam e utilizam metaheurísticas, entre as mais conhecidas as baseadas na natureza, como algoritmos evolutivos. Sinergia quando juntas conseguem ir mais longe do que quando utilizadas de forma isolada. A combinação das duas pode ocorrer tanto com a Pesquisa Operacional dando suporte a Inteligência Computacional, quanto o contrário. Nesta palestra, discutirei possibilidades de combinações nos dois sentidos, apresentando estudos de casos em que isso tem ocorrido com sucesso.